Case: como a Taimin revolucionou o seu SGQ com o Vigix?

A Taimin é uma empresa de produtos médicos e hospitalares, com mais de 3500 produtos em seu portfólio, tendo sede em João Pessoa, na Paraíba, e filial em São Paulo, capital. Destaque para seu Sistema de Gestão da Qualidade eficiente e certificado pelas Boas Práticas de Fabricação da ANVISA (RDC 16/2013). Para manter e ampliar cada vez mais essas características, a Taimin optou pela utilização dos módulos GED (Gestão de Documentos) e Qualidade (Reclamações/Não-Conformidades) do sistema Vigix, da Visto Sistemas.

Abaixo, vamos abordar como esses dois módulos do Vigix realizaram mudanças cruciais para a melhoria contínua da empresa, 

Gestão de Documentos do Vigix

O gerenciamento de documentos relacionados à Gestão da Qualidade na Taimin possuía alguns desafios, principalmente na tramitação entre a matriz e a filial. Como os documentos eram físicos, seu envio e controle (cópias controladas, protocolo de recebimento, etc.) acabava sendo alvo de não-conformidades. Mesmo o gerenciamento desses documentos internamente, na matriz, apresentava complicações. As cópias controladas eram muitas vezes rasuradas e não substituídas, gerando assim um documento obsoleto.

Em 2017, a Taimin implantou o GED do Vigix, e a evolução do gerenciamento dos documentos referentes ao Sistema de Gestão da Qualidade foi nítida. Hoje, há controle absoluto de todos os documentos da Qualidade, inclusive obsoletos e inativos. O Vigix permite também consulta por usuários, documentos mais visualizados e controle de arquivo morto. Na empresa, o gerenciamento de documentos não é mais tema de não-conformidades e, assim, a equipe da Qualidade pode focar em questões mais estratégicas. Se alguma falha ocorre atualmente, é por descuido humano, e não do sistema. 

Gestão da Qualidade do Vigix 

Com relação ao módulo da Qualidade, a experiência da Taimin iniciou em 2018. Hoje, todas as reclamações são realizadas pelo sistema, que armazena todo o histórico de investigação e tratativas, evidências e respostas recebidas. Com as informações centralizadas, o acesso e a rastreabilidade são muito mais ágeis e acessíveis. A geração automática de não-conformidades pelo sistema é outra característica muito importante para a Taimin ter escolhido o Vigix.

Outros benefícios percebidos pela empresa sobre o módulo de Qualidade:

  • Indicadores
  • Ação de campo
  • Tecnovigilância

A Taimin tem hoje três certificações: RDC 16, ISO 13485 e Portaria Inmetro 54 e, há dois anos, desde a implantação do Vigix, não registra nenhuma não-conformidade na parte de controle de documentos e registros ou ocorrências com o cliente. Além do esforço de todos os colaboradores, o sistema veio para arrematar a qualidade, tão necessária e valorizada pela empresa. 

As auditorias externas e internas são hoje muito mais simples e rápidas. Nas inspeções locais o que levava antes cerca de 4 a 5 horas hoje não passa de 60 minutos. A Taimin é inclusive muito elogiada por seus auditores externos pela implantação do Vigix.

Para 2020, a empresa tem como meta a melhoria contínua, com a implementação de novos módulos do Vigix. 

Sobre a Taimin

A Taimin é uma empresa de produtos médicos e hospitalares que importa, fabrica e comercializa produtos de qualidade, tecnologia e inovação. Com um portfólio de mais 3500 produtos, fabricados e/ou desenvolvidos em parceria com renomados fornecedores globais de diferentes países tais como Alemanha, Estados Unidos, França, China, a Taimin possui 4 Unidades de Negócios: Artroscopia, Cirurgia Geral, Trauma e Medicina Tradicional Chinesa. A sede em João Pessoa-PB, abriga a fábrica, a assistência técnica e o centro de distribuição. Na filial em São Paulo – SP estão centralizadas todas as decisões comerciais, financeiras, administrativas, assuntos operacionais, importação e marketing.

E você? Quer implementar melhorias na Gestão da Qualidade de sua empresa? Saiba aqui quais são as funcionalidades completas do Vigix e agende uma demonstração conosco!

Outros posts que você também pode gostar...