SGQ: como o Vigix contribui para a redução de não conformidades no sistema da qualidade

Quando se trata de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), não conformidades na sua empresa significam não conformidades com o cliente.

Embora pareça algo simples, isso pode significar mexer nas estruturas do seu negócio em busca de solução.

Hoje, vamos falar sobre as não conformidades no SGQ, como atacá-las e, ainda, o quanto esta decisão muda o relacionamento da empresa com seus consumidores. E, para isso, nós apresentaremos um software que foi desenvolvido especialmente com este fim.

O que são não conformidades no SGQ?

Elas são a pedra no seu sapato. Ou, o empecilho no crescimento da sua empresa. Motivos pelos quais a qualidade fica comprometida, independentemente da etapa ou do processo a ser criado dentro do negócio. E, claro, do porte ou da área de atuação no mercado.

Para que a sensação não seja de recursos mal empregados, mesmo sem medir esforços na reestruturação das práticas e análise de resultados, é bom pensar em outros mecanismos que auxiliem no processo. Tudo para que o objetivo seja alcançado, espantando a sensação de frustração.

Neste sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada. E, sempre que ela é utilizada para sanar um determinado problema, é como se uma força operacional começasse a atuar na empresa. Mais do que um software, é um conjunto de ações sistematizadas para enfrentar a situação de frente.

Para obter o resultado esperado, é preciso trabalhar com ferramentas que realizem o SGQ da sua empresa. E, ainda, manter o foco na melhoria contínua e satisfação do cliente. Mas, como é possível fazer isso?

Como o SGQ pode ser melhorado pelo Vigix?

Onde ou de que forma o Vigix pode impedir que não conformidades se repitam no negócio? Em, pelo menos, 6 frentes ou etapas básicas. Veja só quais são elas:

– Na gestão de atendimentos realizados pelas áreas de contato com o cliente;

– Nos registros e fluxos de suporte;

– Na documentação de ocorrências, não conformidades em quaisquer planos de ação, ações corretivas e preventivas;

– Em protocolos de auditoria, possibilitando prever possíveis erros e correções;

– No controle de dados, para ter foco no cliente e na melhoria contínua da qualidade;

– Na linha de pensamento de venda.

Diferenciais do Vigix

O que se pretende é melhorar a evolução dos processos de SGQ na sua empresa. Deseja entender por que esses são realmente diferenciais do Vigix? Leia, a seguir:

Processo de Gestão da Qualidade

Esse sistema tem foco na usabilidade. Além de apresentar os processos automatizados que favorecem a redução de erros, devido ao uso manual de planilhas. Ele também é adaptado às normas ANVISA, ISO e PADI. Por utilizar de uma lógica descentralizada da informação, permite acesso à sua base de dados de qualquer local e por qualquer usuário. Também possibilitando o rastreamento e a evidência das atividades realizadas via sistema.

Implantação e Atendimento

O sistema possui maiores chances de acertos quando é implantado por uma empresa com conhecimento específico na área de qualidade – e também nas normas da ANVISA. Outra característica importante é que todos os treinamentos estejam alinhados às necessidades do cliente. O qual ainda recebe materiais interativos, em formato de vídeos e manuais, para se familiarizar com o Vigix de forma rápida e segura.

Custo

Por apresentar um alto nível de assertividade, o custo de mensalidade é baixo. Também é fundamental ressaltar que o sistema híbrido tem fácil instalação, já que funciona tanto na nuvem quanto localmente.

Ações através do Vigix

Gestão Eletrônica de Documentos (GED)

É uma maneira de diminuir o retrabalho e aumentar a efetividade. Além disso, ainda reduz constantes fluxos de documentos. Isso porque elimina a necessidade de uma equipe para redigir e, outra, para aprovar. Permite total controle de elaboração, revisão, aprovação e treinamento. Fora a verificação dos históricos de versões, registros obsoletos e distribuição controlada.

Outra característica é a permissão para notificações quando há novos documentos criados, alterações ou prazos em vencimento. Assim como gerenciamento de permissões de acesso na elaboração, alteração ou consulta.

Gerenciamento de riscos

É uma forma de planejar, organizar, dirigir e controlar processos, produtos e departamentos da empresas. Minimizando os risco e aumentando as possibilidades, com o foco no cliente.

Em outras palavras, refere-se ao acompanhamento detalhado sobre processos de Gestão de Pessoas. Desde o cadastro do currículo, passando por processo seletivo, treinamentos internos e indo até o plano de cargos e salários.

Permite a listagem, a identificação e o controle de situações de risco, com matriz e gestão de medidas. Também analisa grupos de perigo, gerenciamento de colaboradores, descrição de plano sobre cargos e salários, processos de Recrutamento e Seleção, administração de bancos de currículos e vagas. Além de permitir avaliação, registro e acompanhamento de ações internas.

Registro de Produtos

Refere-se ao gerenciamento, à organização e ao controle dos processos de registro do seu produto. Sendo eles segmentados por área e assunto, conforme determinação da ANVISA. Possibilita um olhar generalizado sobre o portfólio, além de processos automatizados para facilitar a gestão de soluções.

Calibração

Permite total controle sobre os fluxos de calibração e indicadores de processo e excelência na precisão de pesos e medidas. Isso é possível ao assegurar que todo o equipamento de medição e teste seja adequado para os fins a que se destina, produzindo resultados válidos. Também possibilita registro e histórico de calibração, emissão do certificado, procedimentos e métricas e controle de validade das ferramentas envolvidas.

Qual a garantia do SGQ na área da Saúde?

O Vigix oferece uma solução completa para controlar e até gerenciar o SGQ nas empresas. Buscando atender às exigências regulatórias da ANVISA no que se refere à:

– RDC 16 (produtos para saúde) – boas práticas de fabricação;

– RDC 47/2013 (produtos saneantes);

– RDC 48 (produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes) – registro de produtos para saúde;

– RDC 185/2001 (fabricantes, importadores, distribuidores e prestadores de serviço para saúde).

Você sabia…

Que o VIGIX tem integração com os ERPs do mercado e já vem integrado ao Callisto e VM System? Eles são específicos para empresas da área da Saúde, garantindo integridade e segurança aos dados.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para todas as suas esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e a implantação do Vigix. Se você quiser, pode agendar uma demonstração e obter mais informações, aqui. Ou continuar navegando conosco para ter acesso a outros conteúdos, que também podem beneficiar a rotina e o dia a dia do seu negócio.

Outros posts que você também pode gostar...