iso 9001

Requisitos ISO 9001 2015: O impacto das exigências 4.4 e 5.3

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar na ISO 9001 2015, mas você sabe quais são os requisitos ISO 9001?De modo especial, em seu local de trabalho. No entanto, será que os colaboradores de empresas da área da saúde e demais segmentos conhecem o real significado destas 3 letras e sua importância?

O que é a ISO 9001 2015 e como funciona?

A sigla ISO atende por International Organization for Standardization – ou, traduzido para o português, Organização Internacional de Padronização. Com objetividade, é uma forma de viabilizar a regulamentação de produtos e/ou serviços, usando de leis para que a gestão da qualidade seja aprimorada.

Segundo a ISO 9001 2015, a meta é oferecer um grupo de exigências que, quando bem aplicados, asseguram a confiança de que a empresa pode dispor regularmente de soluções que estejam de acordo com os desejos e as necessidades de seus consumidores, e que se encontram em conformidade com as normas cabíveis.

Para uma instituição ser contemplada com certificados da ISO, é preciso ser aprovado em um projeto que se divide em etapas, a fim de garantir que a efetivação se dê corretamente. Inclusive, é válido esclarecer que este recurso pode ser realizado em qualquer negócio.

Desde que possa se moldar às normas, toda instituição é uma aspirante à declaração. E mais, é uma segurança para o comprador de que, naquela localidade, independente de qual seja a solução oferecida, ela utiliza boas práticas referentes à gestão da qualidade.

Várias empresas aplicam regras da ISO e levam os requisitos ISO 9001 muito a sério, ainda que não obtenham a certificação. Uma vez que, para além de ter um documento de autoridade à mostra em sua parede, é necessário legitimar as vantagens que este traz para o dia a dia corporativo.

Nos dias de hoje, isso se transforma um requisito praticamente obrigatório à todos as áreas. Até porque preocupar-se em fornecer o melhor produto e/ou serviço é pensar e agir também como dono do negócio, direcionado a táticas que levam ao sucesso. Sendo assim, o que determina o futuro é o caminho trilhado agora – não se esqueça!

A ISO é uma regra prestigiada e bem vista por países de todo o mundo. É foco de busca das empresas com os mais diversos tipos de negócio e porte também. Afinal, normatizar não é sinônimo da perda de personalidade e autonomia. Uma vez que existem ganhos em qualidade, há a certeza de executar ainda melhor o que já entregamos. Abaixa confira os principais requisitos ISO 9001.

Quais são os principais  requisitos ISO 9001?

Exigências 4.4 e 5.3

O requisito 4.4, que se chama “Sistema de gestão da qualidade e seus processos”, talvez seja a estrutura que dá sustentação para toda a ISO 9001 2015. O item traz a essência do SGQ, determinando o que deve ser considerado para que a organização, de fato, aplique o que se propôs a fazer.

No que compete a este recurso, softwares de gestão como as soluções da Visto Sistemas podem auxiliar no processo de forma integrada. Já que, a partir do sistema ERP, é possível otimizar uma série de atividades, implementando benefícios e funcionalidades no rastreio da cadeia de suprimentos voltados à área da saúde.

De maneira resumida, a exigência 4.4 aborda os principais macroprocessos institucionais, com o objetivo de assegurar que estejam sendo não só monitorados, como aperfeiçoados. Caso você estabeleça meios de organizar os processos e implemente práticas para auxiliar na manutenção da ordem, terá o controle do seu sistema de produção e beneficiará todas as atividades que sua empresa realiza.

É importante lembrar que a ISO não é apenas um papel obtido. Mas, sim, um instrumento que colabora com o cultivo e a evolução do negócio. Além disso, também inspira pessoas a darem o seu melhor e, por fim, sugere a procura pela excelência.

Já o requisito 5.3, conhecido como “Papéis, responsabilidades e autoridades”, garante a continuidade de ações já definidas. A exemplo do comprometimento de lideranças com as tarefas da companhia, da definição e da oficialização de um perfil do cliente de sucesso, do feitio e da comunicação da política interna por parte da empresa.

Um temor das posições diretivas é que todos os colaboradores estejam sendo produtivos dentro da instituição, tenham consciência de suas atribuições e as executem com primazia, independente das características que envolvem tais atividades. Sendo assim, a Alta Direção deve estar presente também ao longo do processo, a fim de conferir responsabilidades.

Sobretudo, esta pode ser uma demonstração clara de comprometimento por parte daqueles que possuem cargos mais elevados em um negócio. Afinal, estipular níveis de autonomia significa garantir confiabilidade, qualidade e saúde para qualquer empresa.

Fatores críticos ao requisito 4.4

a) entradas solicitadas e saídas prováveis;

b) sequência e relação desses processos;

c) parâmetros e ferramentas para garantir um acompanhamento eficaz;

d) meios necessários e sua acessibilidade;

e) concessão dos encargos e disposição das autoridades;

f) levantamento das ameaças e oportunidades de acordo com o requisito 6.1;

g) julgamento e implementação de mudanças;

h) avanço dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade.

Fatores críticos ao requisito 5.3

a) conformidade com as exigências da norma;

b) entrega dos processos com suas saídas pretendidas;

c) relato do desempenho do as atividades regulamentadas;

d) promoção de um perfil do cliente de sucesso;

e) plenitude do Sistema de Gestão da Qualidade.

Qual a moral dos requisitos ISO 9001 2015?

Boa parte dos obstáculos com os quais nos deparamos são causados pela nossa falta de conhecimento. O cotidiano das pessoas se tornou algo tão programado que não prestamos atenção ao mundo que nos cerca. Nos tornamos vazios do que verdadeiramente importa.

Afinal, não adianta ter domínio, recursos otimizados e mecanismos estatísticos no caso de os colaboradores não estarem cientes de seus papéis na performance da empresa.  Porém, essa prática não é direcionada para que as pessoas fiquem acomodadas em suas funções. Serve para ordenar o trabalho e ganhar agilidade nas tomadas de decisão do negócio. Por consequência, a qualidade é responsabilidade de todos!

Agora que você já sabe quais os requisitos ISO 9001, confira quais as vantagens de investir em acreditação médica!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *