requisitos da ISO 9001:2015

Qual a melhor maneira de cumprir os requisitos da ISO 9001:2015?

É de conhecimento geral que os requisitos da ISO 9001:2015 norteiam a evolução e o sucesso de qualquer organização inserida no mercado competitivo.

Mais do que determinar um padrão documental, o controle estabelecido por essa norma visa influenciar a postura dos negócios em si. A fim de garantir o cumprimento de todas expectativas dos públicos de interesse por meio de seus produtos e/ou serviços.

A seguir, aprenda qual é a importância dos requisitos da ISO 9001:2015 e descubra quais são os meios de atender corretamente a essas exigências!

Quais são os principais requisitos da ISO 9001:2015?

Ao aplicar as medidas necessárias para o cumprimento dos requisitos da ISO 9001:2015, qualquer empresa pode tornar-se mais estruturada, organizada e eficiente. Mas, para isso, é preciso que os gestores tenham consciência de seus principais aspectos e a relevância de cada um deles.

Muito além de atestar as suas capacidades enquanto negócio, atender aos requisitos da ISO 9001:2015 agrega diversos benefícios para a imagem das organizações. Promovendo uma verdadeira evolução aos seus processos, além de vantagens ao mercado consumidor e aos próprios clientes finais.

Com exceção da parte introdutória, os requisitos da ISO 9001:2015 são o que compõe praticamente todos os capítulos do documento. Entenda cada um deles, a seguir:

Contexto da organização

O primeiro requisito diz respeito aos contextos internos e externos, capazes de influenciar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que precisam ser devidamente reconhecidos.

As empresas têm a necessidade de detectar cada agente interessado em suas atividades e, a partir da análise dessas relações, determinar uma estratégia que direcione as suas ações.

Liderança

Os requisitos da ISO 9001:2015, desde a sua última edição, destacam a responsabilidade que o setor administrativo de uma empresa possui em relação aos resultados esperados no seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Isso significa que todas as lideranças de um negócio precisam, cada vez mais, integrar-se em prol de objetivos comuns. Com foco na satisfação dos clientes e na evolução proposta em seu planejamento.

Planejamento

Toda operação, empresarial ou não, está sujeita a diversos fatores ambientais e é passível de diferentes oportunidades e ameaças.

Entender os eventuais riscos estratégicos e as alternativas que podem ser alinhadas aos objetivos do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) também integra os requisitos da ISO 9001:2015. Esse tipo de cuidado precisa ser integrado a todo o planejamento.

Apoio

Em poucas palavras, este conceito tem os requisitos da ISO 9001:2015 como aqueles que determinam o que será necessário para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funcionar de forma correta e eficiente.

Mais do que dimensionar recursos organizacionais, de infraestrutura e mão de obra, nesse ponto é preciso considerar detalhes como o tipo de comunicação interna a ser estabelecida, quais critérios determinarão as questões de competência, como será feito o relacionamento externo, qual será o padrão dos processos, entre outros aspectos fundamentais.

Operação

Contemplando todas as pontas do ciclo produtivo de um produto ou serviço, esse é o maior de todos os requisitos da ISO 9001:2015.

Entre os pontos abordados, incluem-se o planejamento do negócio, os requisitos das suas operações, a projeção e o desenvolvimento do que é produzido, bem como o controle total de suas alterações, sejam elas internas ou externas.

Avaliação de desempenho

Como o próprio nome indica, entre os requisitos da ISO 9001:2015, este é relacionado à necessidade de acompanhar cada processo, analisar os principais aspectos e a eficácia.

Para garantir que o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) cumpra com a sua missão e seja capaz de evoluir constantemente, diversos meios de análise podem ser empregados. Principalmente, na forma de auditorias internas periódicas, que devem ser documentadas com o devido aval da direção.

Melhoria

Por fim, esse é a exigência que encerra os requisitos da ISO 9001:2015 e, ao mesmo tempo, lhes confere um aspecto contínuo.

As melhorias dizem respeito à capacidade que uma organização tem de manter as suas operações em transformação, identificando processos passíveis de evolução e promovendo as mudanças necessárias para que o grau de satisfação dos consumidores mantenha-se elevado.

Como atender corretamente a essas exigências?

A forma mais eficiente e indicada para que as empresas atendam aos requisitos da ISO 9001:2015 é apostar na tecnologia!

A certificação exige que toda as informações internas sejam retidas e documentadas, com a finalidade de tornar evidente o atendimento à cada detalhe previsto.

Atualmente, existem softwares robustos para a gestão da qualidade, como a Visto, que é mantém a atualização dos registros e permite, de forma intuitiva, a análise e administração do que é exigido nos requisitos da ISO 9001:2015.

Muitos fatores influenciam um negócio, tais como as mudanças do cenário econômico, os aspectos culturais do seu público, a relação com o meio ambiente e a capacidade logística.

É justamente por isso que uma certificação tão robusta exige conhecimento profundo sobre as atividades realizadas e os fatores que as influenciam, bem como a capacidade de adotar recursos tecnológicos atualizados e evoluir – a fim de que o grau de otimização seja cada vez maior!

Como dominar os requisitos da ISO 9001:2015?

Não importa qual seja o meio adotado por sua empresa para aderir aos requisitos da ISO 9001:2015. É preciso ter em mente que todos os envolvidos devem se engajar em prol de uma cultura geral de melhoria contínua!

Deseja conhecer ainda mais sobre o tema? Que tal qualificar-se e transformar os resultados da sua organização? Saiba como garantir os aspectos exigidos pela norma reguladora mais importante do mundo.

Então, continue acompanhando nossos conteúdos e não perca os próximos posts! Vamos abordar mais sobre os requisitos da ISO 9001:2015. Acompanhe!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *