Quais são as 5 maiores vantagens de se ter um ERP com relação aos custos?

Atividades consideradas “braçais” existem mesmo na área administrativa. Preencher papéis, elaborar relatórios, gerir os documentos da empresa, carimbar, assinar, repassar, verificar, refazer, inserir dados… Todas essas atividades não são exatamente estratégicas para uma empresa e acabam demandando um bom tempo de seus profissionais. E automatizar essas ações, além de otimizá-las, são algumas das vantagens de se utilizar um ERP (Enterprise Resource Planning).

Como tempo é dinheiro, idealmente deve-se otimizar o tempo dos profissionais de uma empresa, e delegar a eles funções mais estratégicas, que demandem mais raciocínio e menos esforço burocrático. Essas atividades automáticas devem ficar a cargo do seu ERP, o que reduzirá custos de diversas formas, principalmente pelo ganho de produtividade.

Mas, o que é um ERP?

Resumidamente, um ERP é um sistema de gestão que integra todos os dados e processos de uma empresa. Esse software possibilita a automação e o armazenamento de todas as informações importantes para o negócio, sendo a sua espinha dorsal. Ele abrange desde o atendimento ao cliente, processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, distribuição, logística, finanças até o pós-vendas.

Se hoje o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, além da redução de custos, são fatores essenciais para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, é evidente o benefício que um bom ERP pode levar a essas organizações.

5 vantagens da utilização de um ERP relacionadas a custos

  1. Redução de custos e erros operacionais

Com um sistema automatizado, a quantidade de erros e retrabalhos diminui, aperfeiçoando as técnicas utilizadas. Isso, além de aumentar a produtividade, reduz significantemente os custos operacionais de uma empresa.

     2. Redução de custos operacionais financeiros

Quando todos os pagamentos de clientes passam por um ERP confiável, você tem muito mais controle sobre eles e consegue diminuir expressivamente a inadimplência. Com relatórios disponíveis, é possível saber exatamente quantos atrasos de pagamento você tem e atuar de forma assertiva para reverter a situação.

     3. Redução de custo de venda

Gerenciar vendas é uma tarefa complexa, e envolve vendedores, marketing e a equipe de pós-vendas. Um ERP consegue padronizar, automatizar e integrar todo o processo de atração, conversão e fidelização dos clientes. Diminui-se assim o ciclo de vendas e o custo das estratégias de marketing.

     4. Redução de custos com treinamento

Uma das vantagens de um software ERP é a padronização de processos. Um software com foco na gestão da qualidade, por exemplo, como o Vigix, da Visto Sistemas, pode reduzir os custos com treinamento de pessoal, já que todos os padrões são predeterminados dentro do próprio sistema, e tudo o que os colaboradores precisam fazer é seguir esse padrão. 

     5. Redução de custos com consultorias para certificações

Citando novamente o Vigix como exemplo, o ERP possui normas rígidas de qualidade, que só permitem a realização de determinados processos de uma maneira já definida. Assim, custos com consultorias especializadas em normas técnicas para obtenção de certificações, por exemplo, são reduzidos.

Outras vantagens de um ERP

Tomadas de decisões mais assertivas

Com a possibilidade de visualização de relatórios de todas as áreas e cruzar informações, além de manter os colaboradores em atividades mais estratégicas, torna-se muito mais fácil tomar decisões acertadas.

Controle de estoque

Sendo o estoque uma área crítica para as empresas, a automatização dos processos relacionados ao setor fazem com que sejam eliminados gargalos, fique mais simples de planejar as demandas e se aumente o giro de produtos.

Reorganização de processos

Uma das vantagens de um sistema ERP é a reestruturação de processos, tornando-os muito mais ágeis e simplificados. A centralização de todas as informações indicará, de acordo com o passar do tempo, que alguns desses processos poderão ser descartados ou otimizados, utilizando para isso um número menor de recursos. 

Você conseguiu compreender as principais vantagens da implantação de um ERP em sua empresa, principalmente para a redução de custos? Solicite uma demonstração conosco que entraremos em contato o mais breve possível!

 

Outros posts que você também pode gostar...