Transporte de material hospitalar: como um ERP de saúde pode otimizar os processos da sua empresa

O transporte de material hospitalar, além da logística como um todo, é um desafio constante para transportadoras, distribuidoras e outras empresas que atuam com essa atividade.

Alguns dos problemas mais impactantes são os custos altos, as mudanças constantes na política de transporte desse tipo de insumo e a grande dificuldade de se planejar em longo prazo.

Os segmentos médico, hospitalar e farmacêutico, além de demandar processos ágeis, pois a saúde dos pacientes não pode esperar, também precisam estar alinhados a questões rigorosas de segurança e qualidade.

Pré-requisitos para o transporte de material hospitalar

Como o processo de transporte de material hospitalar é tão rigoroso e específico, não é qualquer transportadora que pode realizá-lo. É preciso requerer uma AFE (autorização de funcionamento), somente fornecida pela Anvisa, para cada segmento em que irá atuar. Por exemplo, se uma transportadora possui uma AFE para transportar medicamentos ou saneantes, não necessariamente estará autorizada a transportar correlatos e produtos para a saúde.

Outra autorização necessária é a Licença Sanitária, emitida pela VISA do local de atuação da empresa, além da necessidade de um responsável técnico devidamente habilitado e outras inúmeras peculiaridades.

Diante desse contexto tão particular, discorreremos neste artigo sobre a importância de se adquirir um sistema de ERP que atenda aos quesitos administrativos e operacionais dessas empresas, mas que tenha toda uma especificidade para esses segmentos. Confira.

ERP de saúde para o transporte de material hospitalar

O ERP de saúde da Visto Sistemas foi desenvolvido para apoiar todos os processos envolvidos em empresas de saúde. Especificamente para o transporte de material hospitalar, além da logística, o software atua de forma a proporcionar qualidade, rastreabilidade, segurança e atendimento à legislação durante todo o processo de saída dos produtos, transporte, entrega e armazenamento.

Na prática, o ERP da Visto Sistemas automatiza todos os processos que podem ser automatizados e facilita a execução dos demais, da seguinte forma:

Pedidos

Os pedidos recebidos pelas empresas são feitos diretamente por meio do sistema e já caem automaticamente em uma tela de montagem de roteiro. O ERP utiliza da inteligência artificial para elaborar uma ordem de entrega de acordo com o endereço cadastrado no sistema (do cliente que realizou o pedido). Nesse momento, já acontece uma otimização do processo de entrega, com os pedidos organizados por localidade e uma rota traçada para que os caminhões utilizem sua maior capacidade, entregando com a qualidade necessária.

Vínculo com a transportadora

Os pedidos podem cair na frota própria da empresa e também ser vinculados diretamente a uma transportadora, utilizando o mesmo sistema. A nota fiscal será gerada de acordo com o endereçamento do pedido. Se for entregue por frota própria, a nota sai no nome da empresa. Se for entregue por transportadora, será ela que gerará a nota.

Separação da carga

Na separação da carga, o sistema registra todos os produtos que serão transportados, e não aceitará produtos vencidos ou que não tenham o registro de liberação da Anvisa.

Status de rastreamento

Quando o pedido sai para a entrega, o cliente tem acesso ao status de cada caminhão que estiver levando os seus produtos.

Cuidados de armazenamento

Tanto no almoxarifado quanto na hora do transporte de material hospitalar, o ERP realiza todo o apoio para a conferência dos padrões necessários para a conservação adequada dos produtos, impedindo, ainda, que ocorram divergências no inventário e perdas de qualquer natureza.

Recebimento

O recebimento dos materiais também é uma etapa coberta pelo sistema, que integra as áreas de contabilidade, compras e transportes, observando a entrada dos materiais e realizando a conferência de quantidades e qualidade e ainda a regularização dos produtos.

A escolha das melhores tecnologias para a cadeia de processos de uma empresa de saúde é essencial para todos os setores, inclusive para o transporte e logística. Esse é um segmento que requer muito cuidado, por possuir inúmeros pontos de atenção.

O ERP da Visto Sistemas possui módulos e aplicativos que automatizam e facilitam o transporte de material hospitalar, disponibilizando as seguintes funcionalidades:

  • Atendimento às normas da Anvisa com relação a materiais hospitalares
  • Total rastreabilidade de produtos, com lotes e número de série de materiais utilizados por meio de etiquetas com códigos de barras, RFID e QR Code
  • Fornecimento de relatório gerencial de rastreabilidade (entradas, saídas e reservas)
  • Gerenciamento da validade dos produtos
  • Inventário por endereçamento
  • Controle de registro de produtos na Anvisa

Se quiser conhecer mais sobre nosso sistema, entre em contato conosco e solicite-nos uma demonstração!

 

Outros posts que você também pode gostar...