9 fatores para considerar antes de escolher um Software ERP

A escolha de um software ERP não é simples. Existem muitos pontos a serem considerados até se chegar a uma decisão definitiva. E eles vão muito além do preço, já que um ERP pode ser determinante para o sucesso de uma empresa. Existem hoje no mercado ERPs mais abrangentes, com muitas funcionalidades e ERPs mais básicos, além dos customizáveis, de acordo com a necessidade da empresa.

Realizar essa escolha do software ERP de maneira errônea pode fazer com que a empresa gaste mais do que o necessário e tenha funcionalidades das quais ela não necessita. Do contrário, a organização pode adquirir um ERP muito básico, que não realize os processos demandados por ela. 

Elaboramos esse guia para que você consiga avaliar alguns fatores chave para escolher um software ERP.

Primeiramente, qual é a função de um software ERP nos dias atuais?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é cada vez mais necessário que as empresas mantenham o controle de todos os seus processos e dados. Isso permite identificar as melhores estratégias para o crescimento, a produtividade e a lucratividade de uma empresa, destacando-a de seus concorrentes. Para garantir esse controle, é preciso automatizar e mensurar todos os detalhes de seu negócio, garantindo agilidade e eficiência a todos os processos. 

Um ERP, portanto:

  • Simplifica os processos organizacionais
  • Agrega inteligência e segurança às informações
  • Integra os setores
  • Automatiza processos
  • Controla estoques, custos, prazos
  • Realiza uma gestão integrada e especializada

O que considerar para a escolha de um software ERP?

  1. Quais são os processos prioritários?

É preciso definir as necessidades atuais da sua empresa, pontuando quais são os processos que precisam de mais cuidado, ou com maior necessidade de automação e otimização. 

  2. Preciso de um ERP especializado no meu negócio?

Algumas empresas, como as do segmento da saúde, necessitam de ERPs bastante específicos, com funcionalidades próprias para o setor, como a adequação a padrões da ANVISA.

  3. Quantos usuários precisarão de acesso ao sistema?

Para escolher o melhor software ERP para sua empresa, é preciso saber quantas pessoas utilizarão o sistema e se esse número tem possibilidade de crescimento em breve. 

  4. Como é a interface desse ERP?

Esse ERP possui uma interface intuitiva? Qual será a facilidade de uso em minha empresa? 

  5. Quanto treinamento meu pessoal precisará?

Dependendo do ERP, será preciso treinar mais ou menos os seus colaboradores. É interessante saber se o modus operandi do ERP se parece ao seu sistema atual ou o quão diferente ele é. Assim, você terá uma noção do quanto será preciso capacitar sua equipe. Tudo isso levando em consideração o item acima, sobre a interface do sistema. 

  6. Qual será o custo X benefício de determinado software ERP?

Ao pesquisar os softwares no mercado, avalie o custo X benefício. Dê prioridade aos processos essenciais de sua empresa e certifique-se de que eles estarão bem cobertos. Funcionalidades adicionais são bem-vindas mas não são prioridade.

  7. Quanto tempo será necessário para implementar o software ERP?

O tempo de implementação deve ser levado em conta, já que essa migração irá afetar toda sua empresa. Mas cuidado com promessas levianas. Existe sim um tempo de implementação necessário para que tudo fique da forma esperada. Uma oferta que proponha um tempo muito curto pode ser enganosa!

  8. Como é o suporte da empresa fornecedora do ERP?

Uma coisa é certa: em alguns momentos, você vai precisar de suporte técnico. Procure saber se a empresa da qual você está contratando esse ERP possui um suporte adequado e, principalmente, ágil. 

  9. Quem é o seu fornecedor?

Pesquise seu fornecedor, fale com outros clientes, tenha critério na sua escolha.

O software ERP da Visto Sistemas 

O ERP da Visto Sistemas é especializado no setor da saúde, seja você uma empresa de OPMEs, correlatos, cosméticos, saneantes e ou qualquer material médico-hospitalar. É o único ERP que garante não só a evolução contábil/fiscal da sua empresa, mas também a segurança sanitária, obedecendo às normas exigidas pela ANVISA para sua organização.

Além disso, a Visto Sistemas conta com profissionais com sólidos conhecimentos nos processos operacionais do setor, que falam a mesma língua dos usuários, tornando o trabalho mais fácil e eficaz. O software também conta com a possibilidade de customização, facilitando os processos de sua empresa e garantindo uma melhor experiência do usuário.

Algumas das funcionalidades do sistema são:

– Gestão de agendamento de cirurgias

– Controle de material consignado

– Rastreabilidade e armazenamento

– Versionamento da ficha técnica

– Dashboard gerencial de produção

– Planejamento de produção

– Manutenção de equipamentos e instrumentais

– Controle de ativos imobilizados

– Contabilidade

– Processo de embalagens

– Gestão da manutenção de máquinas

– Gestão de materiais

– Projeto de desenvolvimento de produto

Quer entender melhor o nosso sistema? Entre em contato conosco e agende uma visita de nossa equipe!

Outros posts que você também pode gostar...