OPMEs: a importância da gestão de estoque de produtos e materiais

Em diversos nichos de mercado, a gestão de estoque se faz presente e tem elevada importância, mas na área da saúde os cuidados são um pouco mais rigorosos, pois é a base para garantir eficiência e qualidade em todos os demais processos da empresa envolvendo seus produtos.

É na gestão de estoque que a empresa consegue controlar a entrada e a saída de produtos, garante qualidade no atendimento e na precisão das informações, e também acompanha a armazenagem dos produtos ou materiais. Para você saber o porquê da importância da gestão de estoque de OPMEs, listo alguns fatores. Acompanhe!

Redução de gastos

Em se tratando de OPMEs (órteses, próteses e materiais especiais para procedimentos médicos), a gestão de estoque influencia de maneira considerável na rentabilidade da empresa. O controle eficiente dos materiais aumentam as chances de lucros da empresa, visto os altos custos que eles representam, assim como os desperdícios no processo produtivo. Dessa maneira, o correto gerenciamento de estoque tem como objetivo otimizar os recursos, considerando os suprimentos com qualidade, na quantia necessária e no tempo ideal com o menor custo, pois, por meio de um software de gestão especializado, é possível rastrear os itens, o saldo e a reposição de materiais, reduzir as perdas por datas de vencimento, assim como o  tempo de inventário e de contagem de produtos, além de promover assertividade das informações com a automatização.

Garantia de qualidade

A gestão de estoques, além da contenção de gastos, também permite maior atenção à qualidade dos materiais de OPMEs, atendendo às normas da ANVISA e do Ministério da Saúde. Com os recursos tecnológicos, é possível controlar os profissionais que estão envolvidos no processo de gestão e garantir mais eficiência na cadeia de suprimentos, assegurando maior produtividade e execução do serviço da maneira correta, como é exigida.

Comunicação eficiente

Pelo fato de uma gestão de OPMEs ser complexa e envolver uma grande variedade de materiais, também é preciso que, ao longo do processo, uma diversidade de fornecedores e profissionais também façam parte. Para garantir mais assertividade e segurança na gestão de estoque, é fundamental que as informações sejam claras, facilitando a comunicação durante todo o processo. Recursos humanos e financeiros são a base de sustentação das instituições de saúde e por isso têm grande importância, desde o processo de solicitação. Pela complexidade desse processo, é preciso estabelecer uma comunicação eficiente, promovendo o entendimento adequado entre todas as pessoas envolvidas.

Atendimento às normas regulamentadoras

Um dos fatores mais importantes na gestão de estoque de OPMEs é o atendimento às normas regulamentadoras na área, aplicadas pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde. Por isso, é necessário muita atenção da produção até o uso dos materiais, passando também pela atualização frequente dos setores, como o de compras e logística. O alinhamento garante o controle de que todos os produtos estejam dentro das normas atribuídas, além da excelência na prestação do serviço.

Para obter um maior controle, desde o setor financeiro, cadastros dos materiais, relatórios, até entradas e saídas, é fundamental contar com o auxílio de soluções tecnológicas, como um software de gestão de OPMEs. A Visto Sistemas oferece soluções de gestão para a cadeia de fornecimento, com tecnologia para auxiliar os processos, atendendo às normas regulatórias.

Entenda a importância de utilizar um software especializado em gestão de OPMEs.

Esses são alguns dos benefícios proporcionados pela gestão de estoque de OPMEs. Você já sabia da importância de executá-la com eficiência? Não deixe de nos contar sua experiência com o tema e, caso queira contribuir, deixe suas dúvidas e sugestões de novos assuntos para escrevermos aqui no blog! Até mais!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *