RPP em distribuidoras

Métodos de rastreabilidade: quais aumentam a produtividade na cadeia de fornecimento?

No mercado atual, é muito frequente a evolução da tecnologia quanto ao controle de equipamentos e produtos.

Em se tratando de materiais da área da saúde, aí mesmo que o controle precisa ser ainda mais minucioso e preciso, devido aos riscos e cuidados necessários em toda a cadeia de fornecimento. Por isso, cada vez mais têm evoluído as soluções para otimizar os métodos de rastreabilidade.

A rastreabilidade nada mais é do que a localização (o lugar de armazenamento) de um determinado produto dentro da cadeia logística, também utilizada para controle de qualidade, que é uma busca incessante das empresas no mundo atual.

Para garantir a tal qualidade, é necessário a implantação de procedimentos que visam a rastreabilidade tanto das informações dos processos quanto dos produtos de saúde oferecidos pela distribuidora.

Alguns benefícios dos métodos de rastreabilidade

Os métodos de rastreabilidade das mercadorias na área da saúde oferecem muitos benefícios para as distribuidoras. Entre eles, podemos citar:

– Redução de custos;
– Maior eficácia dos processos;
– Agilidade para diagnosticar o problema;
– Identificação de responsabilidades;
– Prevenção de recorrência de falhas
– Proatividade frente aos problemas;
– Proteção e credibilidade da marca
– Melhoria na eficiência do ciclo produtivo;
– Otimização do controle de qualidade e de estoque.

Para que você possa acompanhar melhor, separamos os principais métodos de rastreabilidade que contribuem para o aumento da produtividade na cadeia de fornecimento das distribuidoras da área da saúde.

Manufatura automatizada

Essa opção oferece informações todo o histórico sobre o estado de produção, e não apenas a posição de um determinado insumo em determinado momento. Além disso, os materiais contam com etiquetas do tipo RFID, registrando os dados para a próxima etapa.

Kanban Eletrônico

Esse sistema, mais do que rastrear, ajuda na administração correta dos recursos existentes, controlando o fluxo de produção por meio de ordens de pedido em forma de cartões de sinalização em um processo automático, sendo possível mapear o movimento dos materiais de saúde de maneira geral. Além disso, nas ordens de pedido o inventário de produtos é levado em conta.

Etiquetagem de embalagem terciária

Esse recurso é utilizado na logística interna, controlando o produto final em lotes. No caso dos pallets na distribuidora de produtos de saúde, são inseridos códigos de barra do lado de fora para facilitar a identificação a distância de entrada e saída do estoque, além de localizar lotes de produto que podem ser divididos de acordo com as datas (fabricação, embalagem, vencimento), por exemplo.

Gerenciamento de ativos

Nesse caso é um pouco diferente dos outros métodos de rastreabilidade, pois são considerados ativos itens como maquinários e meios de transporte, por exemplo. Esses ativos precisam de uma logística eficiente para manter o rastreamento e o gerenciamento, como da vida útil desses ativos. Obtendo um maior controle sobre eles, é possível prever manutenções ou estabelecer o máximo de disponibilidade, de modo que a produtividade seja positivamente afetada.

Rastreamento externo de logística

Esse método permite que sua distribuidora rastreie os produtos de saúde mesmo que já tenham saído do armazenamento, por meio de uma frota monitorada em tempo real com dispositivos que transmitem a localização dos veículos e outras informações sobre a entrega.

Com os métodos de rastreabilidade, sua distribuidora consegue obter um maior controle em toda a cadeia de fornecimento e informações mais detalhadas sobre os produtos de saúde a cada etapa. Apesar de todos os métodos apresentados, cada um é indicado para um determinado volume de produção e de movimentações, por isso é importante identificar qual modelo faz mais sentido para a sua distribuidora.

Na sua distribuidora, você já implantou algum desses métodos de rastreabilidade? Compartilhe conosco sua experiência e não deixe de acompanhar nossas dicas nos próximos artigos!

VS_CTA_eBook05_QualidadeSaude

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *