Entenda por que a Gestão da Qualidade em saúde faz diferença durante a pandemia

Vivemos em uma sociedade em constante mudança. Seja por parte do comportamento das pessoas, das novas tecnologias que surgem a todo momento ou mesmo por questões políticas e econômicas. Dessa forma, normas e padrões industriais também estão constantemente sendo atualizados, incluindo os relacionados à gestão da qualidade em saúde.

A pandemia do coronavírus trouxe diversas mudanças para o segmento da saúde, como algumas facilidades para a fabricação de materiais hospitalares, além da importação de produtos emergenciais. Assim, possuir um software de Sistema de Gestão da Qualidade em Saúde sempre atualizado com as normas da ANVISA é de extrema importância para que as empresas atendam a todas as exigências do órgão, inclusive em momentos particulares como o que estamos vivendo.

A importância da Gestão da Qualidade em Saúde

A Gestão da Qualidade em Saúde constitui-se de um conjunto de normas e metodologias para serem utilizadas dentro das empresas, trazendo eficiência a toda a cadeia de produção, desde a compra de insumos, até a fabricação, transporte, distribuição e os aspectos sanitários e administrativos envolvidos em todos esses processos. 

O principal objetivo final dessas normas é garantir a satisfação dos clientes. Assim, com uma boa Gestão da Qualidade, as empresas estão sempre à frente das novas regulamentações do setor, reagem rapidamente a elas e garantem seu diferencial competitivo no mercado. 

As principais ferramentas da Gestão da Qualidade em Saúde são:

  • Matrix SWOT, que indica as forças e fraquezas das instituições, além de identificar oportunidades e ameaças.
  • Ciclo PDCA, que otimiza e traz melhorias aos processos, facilitando-os e deixando-os mais objetivos.
  • 5W2H, que mapeia processos e os monitora, direcionando à efetividade das ações e pontuando quem fará cada atividade, quando, por que, onde e como.

Garantir a excelência da Gestão da Qualidade em Saúde garante também o melhor desempenho da empresa como um todo, um bom planejamento, a elevação do nível de organização, a minimização dos riscos inerentes aos processos e, enfim, a satisfação dos clientes. 

Gestão da Qualidade em Saúde durante a pandemia

Uma empresa com uma Gestão da Qualidade bem elaborada e enraizada consegue enfrentar uma crise, como a pandemia do coronavírus, de forma mais eficaz. Pelos seguintes motivos:

Ideias sistematizadas

Uma boa Gestão da Qualidade em Saúde sistematiza ideias e processos, identificando caminhos para proteger as organizações em tempos difíceis e antecipando cenários para aplicar os procedimentos corretos na hora da necessidade.

Facilidade para reagir 

Ferramentas próprias da Gestão da Qualidade, como as citadas no tópico anterior, estão alinhadas à ISO 9001 e a outras certificações da qualidade, fazendo com que a reação das empresas diante de cenários de crises seja mais rápida, baseada em critérios técnicos.

Preparo para trabalhar em cenários adversos

Com o coronavírus, as empresas precisaram migrar para o trabalho remoto, e muitas tiveram que lidar com enormes dificuldades ao realizar esse processo. Um sistema de gestão da qualidade na nuvem, por exemplo, torna essa migração muito mais tranquila, já que todos os processos já podiam ser (e muitas vezes eram) realizados de forma remota. 

Vigix, o software de Gestão da Qualidade em Saúde

O Vigix é um software em nuvem produzido pela Visto Sistemas para a gestão da qualidade, principalmente em empresas da área da saúde. Ele atua com os seguintes módulos:

Gestão de Documentos

O módulo de Gestão de Documentos do Vigix permite armazenamento, busca, versionamento, visualização e controle de versões obsoletas de documentos, contando com workflow para o fluxo de aprovações. O documento passa pelas etapas de elaboração, revisão, aprovação, treinamento e distribuição, e o sistema registra o responsável por cada uma destas etapas. O módulo também conta com um controle de distribuição de documentos por versão. Além disso, considera permissões de acesso específicas para cada documento. 

Qualidade

O módulo da Qualidade permite aplicar uma Gestão da Qualidade em Saúde eficiente, projetando e integrando todos os processos para facilitar a rastreabilidade e a aplicação das normas regulatórias. Além disso, garante o funcionamento adequado dos produtos e processos da empresa, tratando fatores como reclamações, devoluções, não conformidades, ações corretivas ou preventivas, recolhimento de campo, auditoria, avaliação de fornecedores e solicitação de informação. 

Gestão de Pessoas

O módulo de Gestão de Pessoas conta com um completo cadastro de colaboradores, com foco em avaliação de treinamentos. Assim, é possível aplicar e mensurar as avaliações 180° e 360°. Além disso, mantém o controle de EPIs e recursos diversos. Linkado diretamente ao módulo de Gestão de Documentos, o módulo de Gestão de Pessoas permite o controle e registro dos treinamentos por versão de cada documento utilizado.

Calibração

A Calibração, dentro do Vigix, é um processo desenvolvido com o total acompanhamento de um metrologista, e possibilita a empresa a fazer a parametrização de equipamentos internos e também de terceiros. O módulo de Calibração do Vigix realiza o registro, o controle de equipamentos calibrados interna e externamente e a notificação de validade das calibrações, o que oferece uma garantia de cumprimento da norma envolvida. Após obter as informações de medição, o sistema realiza os devidos cálculos e ainda disponibiliza os resultados conforme padrões previamente indicados, gerando laudos correspondentes, bem como o controle sobre as datas de vencimento.

Registro de Produto

Para empresas que são detentoras, o módulo de Registro de Produto oferece a praticidade de, em um único processo, padronizar produtos, além de controlar fases e petições junto à ANVISA, sem perder prazos ou ser penalizado por isso. Também conta com facilitadores e alertas para os prazos vitais da gestão em Saúde e auxilia na geração dos relatórios técnicos que devem ser anexados ao processo.

Gerenciamento de Riscos

Esse módulo conta com toda análise, avaliação, gestão e monitoramento da efetividade do controle de risco. Seu desenvolvimento é baseado na técnica Failure Mode and Effect Analysis (FMEA). Contribui de maneira expressiva para minimizar as falhas nos processos e atender com mais eficiência às demandas de melhorias constantes.

Indicadores

Os indicadores estão presentes em todos os módulos e também centralizados em um módulo específico do Vigix. Assim, é possível monitorar todos os indicadores necessários para a Gestão da Qualidade em Saúde, possibilitando a melhoria contínua da empresa em seus processos internos e externos.

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