Gestão da Qualidade 4.0: como a transformação digital revolucionará (de fato) o setor?

Se você trabalha no meio industrial, certamente já ouviu falar na indústria 4.0, a chamada Quarta Revolução Industrial, que está mudando a forma de se produzir no mundo inteiro. Trata-se de utilizar tecnologias de automação e análise de dados, como Big Data e Internet das Coisas para o desenvolvimento de “fábricas inteligentes”, integrando e otimizando processos. Mas o que essa transformação impacta na qualidade? Como acontece a gestão da qualidade 4.0?

Claro que, em meio a toda essa inovação, a gestão da qualidade não poderia ficar de fora. Até porque em uma fábrica inteligente, todos os processos estão integrados, e as tecnologias utilizadas impactam positivamente em toda a cadeia produtiva. A gestão da qualidade 4.0, assim como a  indústria 4.0, ainda está iniciando no Brasil e no mundo. Essa é uma transformação digital que ainda levará algum tempo para ser totalmente implementada, já que demanda uma série de modificações dentro das indústrias. 

As tecnologias, porém, já estão sendo disponibilizadas, e fazendo a diferença no setor industrial. Abaixo, vamos abordar quais são os benefícios da gestão da qualidade 4.0 e as principais tecnologias ligadas a ela.

Quais são os benefícios da Gestão da Qualidade 4.0?

Mais qualidade dos produtos

Com maior controle da gestão da qualidade, maior será a qualidade dos produtos oferecidos pela indústria. A gestão da qualidade 4.0 permite que sejam realizados testes tridimensionais antes mesmo de se iniciar a fabricação de um produto. Assim, qualquer entrave à sua qualidade podem ser modificados para que um produto perfeito seja vendido a partir do seu primeiro lote.

Mais produtividade 

Um dos grandes avanços trazidos pela gestão da qualidade 4.0 é o aumento da produtividade. Isso porque as falhas serão antecipadas e reparadas com grande antecedência, evitando que elas aconteçam novamente. Além disso, a automatização de grande parte dos processos também contribui para o aumento de produtividade, mantendo as pessoas em posições mais estratégicas e menos braçais. 

Menores custos

Eliminando desperdícios, realizando uma manutenção preventiva, aumentando a produtividade, diminuem-se perdas e, consequentemente, custos. Muitas pessoas acreditam que a gestão da qualidade 4.0 onera as empresas. Pelo contrário, sua implantação tem como um dos principais fins a redução de custos.

Melhor tomada de decisão

Com a gestão da qualidade 4.0 nas indústrias, todo o processo produtivo ganha sensores, aumentando o controle da cadeia produtiva e capturando dados 24 horas por dia. Com isso, os líderes e gestores possuem todas as informações disponíveis para uma tomada de decisão muito mais assertiva. 

E quais são as principais tecnologias utilizadas para a Gestão da Qualidade 4.0?

Blockchain

A tecnologia blockchain é bastante conhecida no meio financeiro, pois permitiu a existência da moeda virtual bitcoin. Essa tecnologia basicamente realiza o registro e o rastreamento de informações de maneira 100% fiel, sem possibilidade de alterações. O impacto dessa tecnologia é enorme, permitindo rastrear todo e qualquer processo de qualidade, desde um certificado de calibração de um equipamento até os dados de determinado procedimento.

Internet das Coisas

A internet das coisas faz com que os processos industriais sejam automatizados e conectados entre si. É um “diálogo” entre os equipamentos, que armazenam dados para tomar decisões de como, quando e quanto produzir. Com toda essa interação, a gestão da qualidade 4.0 será facilitada, visto que identificar não conformidades será cada vez mais simples.

Big Data

O Big Data reúne ferramentas que utilizam a capacidade de processamento distribuído. Isso quer dizer que, em vez de usar uma única máquina para processar informações, utiliza-se um sistema de computadores que potencializa o processamento de dados. Essa arquitetura é a base da indústria 4.0, e permite a inserção das demais ferramentas, o que impacta, logicamente, na gestão da qualidade 4.0.

Quer transformar a sua indústria em uma indústria 4.0, com todos os benefícios que essas tecnologias podem trazer? Inicie pela aquisição de um ERP e um sistema de gestão da qualidade que já automatizem determinados processos e propiciem a entrada de novas tecnologias. Comece agora a Quarta Revolução Industrial em seu negócio! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.

Outros posts que você também pode gostar...