Gestão da importação: como um bom ERP de saúde pode facilitar os processos de importação na sua empresa

A gestão da importação em uma empresa de OPMEs, medicamentos ou correlatos de saúde é uma questão muito importante para essas companhias. Isso porque muitas delas importam produtos ou mesmo matérias-primas para a fabricação produtos de saúde, com bastante frequência. 

Portanto, gerir esse processo de forma eficiente torna-se essencial para o bom funcionamento do negócio. A gestão da importação em uma empresa de saúde não é algo simples, tendo algumas burocracias peculiares, além das regras específicas da ANVISA, reguladas pela RDC 208, que, em janeiro de 2018, obteve algumas alterações que facilitaram a vida dos empresários do setor. 

(Quer entender melhor a RDC 208? Baixe nosso e-book “Regulamentação ANVISA: Tente não cometer as principais falhas na importação de produtos médicos”)

Neste artigo, iremos abordar os principais atributos da gestão da importação e como o módulo de Comércio Exterior, do ERP da Visto Sistemas, pode ser seu aliado para gerir esses processos. Confira!

Tecnologias para gestão da importação de produtos de saúde

A tecnologia é certamente a principal aliada da gestão da importação, um processo com características de negócios muito específicas. Automatizar esses processos de importação evita que erros sejam cometidos e possibilita a padronização de todas as atividades inerentes, dando suporte aos operadores. A área da saúde tem inúmeros pormenores, e no quesito importação não é diferente. Além disso, existe uma burocracia própria da gestão da importação, que envolve autoridades, empresas e fornecedores de diversos países. Ou seja, é um processo bastante complexo.

Portanto, contar com um sistema que esteja alinhado a todos esses trâmites é uma maneira de tornar esse processo mais simples, viabilizando a rastreabilidade e a automação de várias etapas do processo. Outro benefício de utilizar um software para a gestão da importação é a prevenção de erros, que, em uma gestão manual, podem acontecer com muito mais facilidade. 

Algumas das funcionalidades que esse tipo de sistema precisa ter são o monitoramento inteligente, a transparência de relatórios e a possibilidade de customização, entre outros quesitos. 

Módulo de gestão da importação do ERP da Visto Sistemas

O ERP da Visto Sistemas é uma solução completa e totalmente voltada às necessidades do segmento da saúde, com processos automatizados e fluxos integrados, que simplificam as operações diárias e dão suporte ao crescimento do negócio. O sistema foi desenvolvido para atender às demandas de fabricantes, importadores, distribuidores e assistências técnicas.

Na sua versão Interprise, a mais completa, o ERP possui módulos comerciais de compra e venda; gestão da cadeia de suprimentos com controle de estoque; e financeiro, envolvendo faturamento e todos os processos fiscais. Além disso, esta edição oferece gerenciamento de patrimônio, contabilidade, custos, comércio exterior, assistência técnica e produção com análise de manufatura.

E é o módulo de comércio exterior que proporciona a automatização dos processos de importação, por meio das seguintes funcionalidades:

Controle de toda a cadeia logística de importação

O sistema acompanha toda a logística dos produtos a serem enviados, desde o pedido elaborado até o transporte e o gerenciamento de coleta dos contêineres no porto – programação de retirada dos contêineres com informação de data e horário de retirada no porto e placa e motorista que irá realizar a coleta. 

Registro ágil de informações

O sistema permite que o registro das informações referentes à importação seja realizado de modo rápido e ágil. A recuperação dessas informações também é feita de maneira simples. 

Gestão da documentação

Todos os documentos legais necessários ao processo de importação são gerenciados pelo módulo de comércio exterior, que realiza inclusive o gerenciamento da licença de importação (a LI, uma autorização para importar determinados produtos).

Workflow de acompanhamento

Todas as etapas da importação podem ser acompanhadas em tempo real, por meio de um workflow, que inclusive aponta de quem é a responsabilidade daquela ação no momento. O fechamento do câmbio também pode ser visualizado no workflow. 

Vale lembrar que o módulo pode ser customizado, de acordo com as necessidades do cliente, como, aliás, todos os módulos do ERP da Visto Sistemas. Ele também está sempre atualizado com as mudanças mais recentes na legislação.

A efetiva gestão da importação é capaz de potencializar e interligar o controle das operações e o gerenciamento das atividades de comércio exterior, auxiliando na melhoria contínua da produtividade dos processos. Você tem alguma dúvida? Quer conhecer mais sobre nosso sistema? Entre em contato conosco!

Outros posts que você também pode gostar...