O papel do líder frente às dificuldades na implantação de um sistema ERP

De gestores de TI a líderes dos demais segmentos de uma empresa. Todos sabem que existem inúmeras dificuldades na implantação de um sistema ERP. Isso porque o software de gestão é a ferramenta que integra todas as áreas e gerencia todos os processos de uma empresa, impactando no dia a dia de absolutamente toda a organização. É por isso que, no momento de implantar um ERP do zero ou mesmo substituir um ERP pré-existente, o papel das lideranças é extremamente importante para que as etapas dessa implantação fluam da melhor maneira possível. 

Em toda situação, a função do líder é conquistar bons resultados, incentivando o desempenho e o crescimento de cada membro da sua equipe, preservando o bem estar e a harmonia do grupo. Ele precisa entender e repassar todas as políticas e procedimentos dentro da organização, assim como todos os seus objetivos. Também tem papel essencial na análise dos procedimentos de sua equipe, buscando sempre meios de facilitar e simplificar o trabalho de todos. E um desses meios é justamente a implantação de um ERP.

Conheça aqui as etapas da implantação de um ERP

Lideranças versus dificuldades na implantação de um sistema ERP

Algumas dificuldades na implantação de um sistema ERP podem surgir, e é preciso que os líderes estejam conscientes disso e se preparem da melhor forma para solucioná-las. Abaixo, vamos citar algumas dessas dificuldades e qual deve ser a atuação das lideranças frente a elas. 

Pesquisa de ERP

É essencial a participação dos líderes na etapa de busca de uma solução ERP ideal. É preciso que eles se envolvam nesse processo, pontuando as prioridades de sua área e avaliando fornecedores. 

Escolha do fornecedor

Essa é uma das grandes dificuldades na implantação de um sistema ERP. Um bom fornecedor precisa se reunir com as lideranças das empresas e explicar seu modo de trabalho, todos os prós e contras do seu software, valores, requisitos, etc. É por isso também que é necessário o envolvimento das lideranças nessa etapa, para saber se o software escolhido irá suprir suas necessidades. 

Planejamento

Nesta etapa, os líderes precisam se reunir para planejar o cronograma de implantação do ERP. Que recursos serão disponibilizados e em que momento; que área poderá parar por quanto tempo para os devidos ajustes e qual será o tempo total que levará a  implantação do sistema. 

Leia aqui como montar um cronograma de sucesso na implantação do ERP

Treinamento

É papel dos líderes garantir o envolvimento dos colaboradores nesses processos todos, já que o não comprometimento desses profissionais e a resistência às mudanças são grandes dificuldades na implantação de um sistema ERP. Auxiliar nos treinamentos, junto aos fornecedores, garantir o feedback de todos, além de inseri-los em todas as demais etapas são maneiras de quebrar a resistência dos colaboradores e fazer com que eles entendam a necessidade da implantação do ERP e todos os benefícios que o sistema irá proporcionar nas rotinas de trabalho de todos. 

Pós- implantação

Mesmo após a implantação, o líder deve estar atento, já que podem haver problemas de adaptação entre os usuários. É papel dele saber orientar os colaboradores quanto ao correto uso do software, mesmo após treinamentos do fornecedor. Ele também precisa ser uma ponte entre os usuários e o suporte.

Conheça 7 dificuldades na implantação de um sistema ERP

Como acontece a implantação do ERP com a Visto Sistemas

A Visto Sistemas entende que o papel do fornecedor é extremamente importante para minimizar as dificuldades na implantação de um sistema ERP. Por isso, os profissionais da empresa estão sempre em contato com as lideranças, para tornar esse processo o mais natural e vantajoso possível para todos. A Visto conta com:

Equipe Especializada

Nossos profissionais estão preparados para entender exatamente o que a empresa precisa e oferecer o melhor sistema, tornando todo esse processo mais fácil e eficaz. Estamos presentes durante todo o processo de transição e oferecemos treinamentos sobre o novo sistema para lideranças e colaboradores. 

Workflow

O workflow de nosso sistema passa por todos os processos das empresas, facilitando a experiência dos usuários no dia a dia, para um melhor desempenho de suas funções. 

Customização

Nossa solução é a sua solução. Elaboramos módulos de acordo com a sua necessidade e número de usuários, para que seu custo não seja nada maior nem menor do que o necessário. Também integramos nosso sistema com os sistemas que você possivelmente já utilize em sua empresa. 

Quer agendar uma demonstração? Entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *