Como reduzir o seu custo de venda e aumentar o seu lucro?

Vender é entregar um produto ou serviço em troca de um determinado valor, para gerar lucro para uma empresa. No entanto, esse processo não é tão simples quanto parece e gera despesas, chamadas de custo de venda, e quanto maior esse custo menores são os lucros gerados.

Assim, para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, além de aumentar sua produtividade e qualidade, ela precisa diminuir gastos, sendo um deles o custo de venda.

Muitas empresas simplesmente ignoram esses custos ou não têm um controle minucioso deles, sem se dar conta que isso pode estar devorando uma grande fatia de seu lucro. 

Portanto, siga lendo este artigo e conheça algumas dicas para reduzir o custo de venda de produtos na sua empresa.

9 dicas para reduzir o custo de venda

1. Estude o comportamento de seus clientes

O mundo está em constante transformação e os clientes de hoje já não se comportam mais como ontem. É preciso então adequar os métodos de abordagem, destacando metodologias online em detrimento de técnicas presenciais – defasadas e muito mais custosas. Portanto, esteja sempre atento às mais recentes abordagens de vendas estudando o mercado frequentemente e principalmente a realidade de seu nicho específico de atuação.

2. Automatize os processos

Software adequados, como o Vigix, são capazes de automatizar várias etapas da venda, como o cadastro de clientes e permissão apenas para clientes homologados, pesquisa de inadimplência, impossibilitando vendas para clientes com dívidas, entre outros. Já softwares de automação de marketing permitem a geração de leads e a conversão para vendas. Isso faz com que os vendedores sejam mais certeiros na hora de escolher seus prospects, reduzindo o custo de venda. 

Entenda como um ERP pode auxiliar na redução de custos

3. Realize ações estratégicas de Marketing

O Marketing precisa estar muito alinhado com a área de Vendas, gerando leads por meio de redes sociais, eventos, campanhas, webinars, conteúdos gratuitos, etc. Assim, a área de vendas consegue obter informações suficientes desses contatos para conseguirem transformar esses leads (que são prospects já devidamente “filtrados”) em vendas. É preciso, portanto, que o Marketing foque na qualidade desses leads. 

4. Otimize o tempo da equipe de vendas

Qualquer ação que faça com que os vendedores passem menos tempo criando soluções para vender e mais tempo vendendo deve ser realizada. Tenha uma equipe de suporte bem qualificada para que o vendedor possa ser mais assertivo ao sair para as vendas efetivamente. 

5. Crie metas e mensure resultados

É preciso criar metas e objetivos para a área de vendas (alinhadas às metas e objetivos do negócio em si) e mensurar os resultados. A partir disso, é possível descobrir que ações estão sendo efetivas e quais não estão para elaborar novas estratégias até que os objetivos sejam alcançados. 

6. Analise o seu custo de venda

Coloque no papel todo o seu custo de venda com cada cliente e também o retorno que cada um traz. Foque nos clientes mais rentáveis e nos prospects com esse mesmo perfil. Você pode descobrir, por exemplo, que alguns clientes compram muito, mas também demandam muitos custos de atendimento, o que o deixa com uma pequena margem de lucro. A partir dessa análise, repense suas estratégias. 

Saiba como reduzir custos operacionais

7. Customize o seu atendimento

Alguns clientes necessitam de visitas presenciais, outros preferem adquirir produtos por internet ou telefone. Não tenha um padrão para o atendimento, mas siga o que o cliente demandar. Você pode reduzir custo de venda com isso. 

8. Contrate bons profissionais

Seu time de suporte, seu pessoal de Marketing e seus vendedores precisa ser formado pelos melhores profissionais disponíveis. Colaboradores alinhados aos objetivos da empresa, que vestem a camisa para atingir suas metas, além de trazerem mais vendas para a sua empresa, são os mais propensos a entrar com você na batalha para a redução de custo de vendas.

9. Não tenha medo de mudanças

Mudanças são necessárias, estratégias precisam ser revistas o tempo todo, assim como suas metas e objetivos. O mundo está em constante movimento e é preciso estar atento e acompanhar essas mudanças. Não fique parado!

Gostou das nossas dicas para reduzir seu custo de venda? Você faz alguma coisa diferente? Conte para a gente! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *