Cotação online de material hospitalar: saiba como otimizar seus processos

Realizar a gestão de compras de uma instituição de saúde é um desafio para profissionais do setor financeiro. Isso porque é preciso atender às necessidades dos pacientes sem comprometer a viabilidade financeira da instituição, considerando aspectos logísticos, clínicos e operacionais.

Automatizar alguns processos é a forma mais eficiente de se evitar gastos desnecessários e ter em mãos uma quantia correta de material hospitalar para que não se deixe de atender os pacientes. Portanto, uma cotação online de material hospitalar é de grande importância nesse sentido.

Além disso, a utilização de um sistema informatizado automatizará outras ações, facilitando o gerenciamento das compras em uma instituição hospitalar. Neste post, você conhecerá essas possibilidades e entenderá principalmente a importância da cotação online de material hospitalar. Confira!

Como um sistema auxilia a gestão de compras hospitalares

Centralizando a gestão

Com a centralização da gestão de compras, os coordenadores submetem pedidos de aquisições em um determinado período para que o setor de suprimentos possa realizar as cotações relacionadas. Assim, é possível reunir mais fornecedores, aumentando a concorrência e a possibilidade de negociação de preços com compras em maiores volumes. 

Fornecendo dados confiáveis

Os dados apresentados no sistema fornecem informações relacionadas ao consumo médio mensal de itens hospitalares, à média de preços dos últimos meses, reabastecimento, entre outras. Assim, o software disponibiliza informações seguras sobre o estoque de segurança e consegue fornecer uma data estimada na qual será preciso reabastecer os suprimentos. 

Evitando compras emergenciais

Quando é preciso realizar uma compra emergencial, não há tempo hábil para se fazer uma cotação online de material hospitalar. Assim, acaba-se adquirindo os produtos com valores acima do mercado, já que as quantidades também acabam sendo menores. Isso pode comprometer a saúde financeira do negócio, além de desequilibrar o estoque, sendo um precedente para a realização de compras sem critério.

Classificando itens hospitalares

A classificação de itens hospitalares serve para nortear o processo de compras. Classifica-se os produtos conforme seu valor econômico e potencial de consumo. Essa classificação auxilia a gestão a atender às demandas clínica e econômica da instituição, equilibrando esses dois fatores. 

Garantindo a rotatividade dos produtos

É preciso que a gestão de compras promova a rotatividade contínua dos itens, o que significa que um produto precisa ser consumido tão logo chegue ao estoque. Não é aconselhável manter produtos em estoque por muito tempo, já que isso significa recursos financeiros parados.

Melhorando o armazenamento dos produtos

Um sistema que está totalmente parametrizado com o estoque real consegue organizar os produtos de forma otimizada, de acordo com o tipo de insumo, data de validade, etc., indicando os melhores locais para que eles sejam acomodados.

Realizando a cotação online de material hospitalar

A cotação online de material hospitalar é extremamente importante, já que permite que se automatize esse processo, com fornecedores já cadastrados e agregando outros à concorrência. Isso permite que se consiga o melhor preço de forma segura, sem precisar entrar em contato com os fornecedores um a um e requerer o orçamento. 

ERP da Visto Sistemas – cotação online de material hospitalar e outras funções

O ERP da Visto Sistemas foi desenvolvido para facilitar todos os processos ligados ao gerenciamento de qualquer estabelecimento, mas principalmente os relacionados à saúde, como hospitais. Seus módulos são totalmente integrados uns com os outros, o que facilita também o gerenciamento de compras e a cotação online de material hospitalar.

Outro produto da Visto Sistemas é seu aplicativo de Consumo Cirúrgico, desenvolvido para a gestão e controle do estoque em poder dos hospitais, permitindo o apontamento em tempo real do consumo de materiais consignados, enviados para cirurgias ou de uso regular.

Um dos grandes benefícios com o ERP é sua total conformidade com padrões da ANVISA e outros órgãos reguladores, permitindo que todos os processos estejam em acordo com as normas. 

A Visto Sistemas customiza o ERP para que atenda às necessidades de seus clientes, oferecendo mais ou menos módulos, de acordo com as especificidades dos estabelecimentos. 

Quer agendar uma demonstração? Entre em contato conosco!

Outros posts que você também pode gostar...