Certificações da qualidade: quais são e como obtê-las?

Certificações da qualidade são provas de que as empresas atendem a determinados requisitos com relação aos seus processos, práticas, produtos e serviços. Isso impacta não somente na qualidade dos produtos e serviços em si, mas também na percepção dos consumidores com relação à empresa e na sua responsabilidade social perante o mercado.

Hoje, uma empresa que não possua um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) bem estruturado, está comprometendo não somente a qualidade de seus produtos, mas também sua permanência no mercado. As certificações de qualidade não são mais um diferencial, mas uma exigência do mercado como um todo e também dos consumidores.

Saiba o que é a gestão da qualidade

Sua empresa ainda não tem nenhuma certificação? Quer conhecê-las um pouco melhor e saber como adquiri-las? Continue lendo este artigo.

Quais são as principais certificações da qualidade?

Primeiramente, para deixar claro, a gestão da qualidade segue normas internacionais, desenvolvidas pela ISO – Organização Internacional para Padronização. Trata-se de uma organização não governamental criada em Genebra, na Suíça, cujo principal objetivo é estabelecer normas que devem ser seguidas pelas empresas que optam por adotar um SGQ. 

A ISO reúne os grêmios de padronização de 162 países, sendo o Brasil um membro desde 1947. A representante oficial da ISO no Brasil é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. 

Dito isto, vamos às certificações da qualidade:

ISO 9001

A ISO 9001 é a principal certificação relacionada à qualidade. Ela pressupõe que se criem metas da qualidade para serem atingidas. A certificação é indicada para empresas de qualquer porte e segmento. O foco da ISO 9001 é a satisfação do cliente via otimização de processos. 

Saiba mais sobre a ISO 9001

ISO 14001

A ISO 14001 tem foco no Sistema de Gestão Ambiental, ou seja, nas questões sustentáveis e proteção ambiental que devem estar ligados aos processos da empresa, seguindo protocolos internacionais. 

ISO 17025

A ISO 17025 trata da certificação de laboratórios de calibração e ensaios. A certificação garante que as empresas realizam seus processos com precisão, obtendo resultados de alta qualidade. 

NBR 16001

A NBR 16001 está relacionada ao sistema de responsabilidade social. O objetivo desse sistema de gestão é incentivar o comprometimento das empresas com a promoção da cidadania, além da transparência em suas atividades e do desenvolvimento sustentável da região onde atuam. 

Como obter as certificações da qualidade

Para qualquer uma das certificações, é preciso seguir um passo a passo bem simples, que consiste em:

  1. Conhecer a norma

Primeiramente, claro, é preciso ler a norma e estudá-la. Nela, estão descritas todas as boas práticas necessárias para a obtenção da certificação que sua empresa quer obter. 

      2. Realizar um diagnóstico da empresa

Se a empresa não possui um Sistema de Gestão da Qualidade, ou de Gestão Ambiental, ou outro,  provavelmente várias dessas normas não estão sendo corretamente seguidas. Assim, é preciso fazer um diagnóstico da sua empresa, identificando as não conformidades para depois atuar na resolução dos problemas. 

      3. Fazer um escopo

Para a obtenção de uma certificação, será necessário realizar um escopo para o sistema desejado. Isso irá traçar o que será preciso ser feito até a data da auditoria. 

      4. Implantar

Com o diagnóstico e o escopo bem definidos, é hora de implantar as melhorias identificadas. Ou seja, mão na massa e faça o que tem que ser feito. Monte um plano de ação com um cronograma, delegue tarefas, responsabilidades e não esqueça de conversar com os colaboradores sobre tudo que estiver sendo realizado. Afinal, a implementação de um sistema de gestão impacta a todos na empresa e pode causar muita resistência ao mexer na zona de conforto das pessoas.

      5. Realizar auditorias internas

Antes de contratar um órgão certificador para obter a certificação, realiza auditorias internas até que suas metas tenham realmente sido alcançadas.

Conheça as etapas das auditorias da qualidade

      6. Realizar a auditoria do órgão certificador

Seguindo todos os passos anteriores, sua empresa estará pronta para receber o órgão certificador e obter a tão desejada certificação.

Todos os passos acima serão bem melhor executados se a empresa possuir um software da qualidade, como o VIGIX. Isso porque ele padroniza e automatiza processos, de acordo com as normas do Sistema de Gestão da Qualidade, evitando que qualquer atividade saia do padrão requerido.

Quer conhecer melhor o VIGIX? Solicite uma demonstração!

Outros posts que você também pode gostar...