inteligencia artificial

A inteligência artificial irá substituir os médicos?

Vivemos em um momento no qual a tecnologia faz parte constante do nosso dia a dia. Cada vez mais, as máquinas passam a executar atividades que antes precisavam obrigatoriamente da mão humana para serem finalizadas. Será que as máquinas e a inteligência artificial irão substituir os médicos?

Basta uma simples olhada ao seu redor para perceber o quanto sua comunicação e ligação com o mundo mudou nos últimos anos, não é mesmo? Os estudos nesta área não param de evoluir e aos poucos, a inteligência artificial vai tomando conta de nosso cotidiano sem que percebamos. A internet das coisas prova que não há limites na interação humana com as máquinas.

Neste sentido, muitos profissionais se preocupam com o futuro das atividades humanas e se questionam a respeito do uso da tecnologia em detrimento do pensamento criativo que só pode vir do ser humano. Mas será que isso deve ser visto com um risco? Existe realmente o perigo de algum dia, as máquinas e a inteligência artificial serem capazes de substituir a inteligência humana?

Infelizmente não há como prevermos o futuro, mas cientistas e especialistas da área afirmam categoricamente que não. Mas sim, que poderá existir um trabalho unificado, que será capaz de aliar a capacidade inacreditável de uma máquina, com inteligência artificial, e a criatividade humana.

A tecnologia e a inteligência artificial podem portanto, proporcionar resultados ainda melhores e garantindo agilidade nas atividades, o que acaba liberando profissionais para fazerem outras ações mais importantes e valiosas.

O mesmo vale para a área da saúde. Isto é, por mais que a tecnologia, os equipamentos e os aparelhos se desenvolvam, sempre haverá a necessidade da presença de um médico para realizar a interpretação dos laudos médicos e se aproximar do diagnóstico com precisão, perceber quais as condutas mais indicadas para cada paciente e claro, indicar e coordenar o tratamento por meio  de medicamentos, terapias e outras formas.

Isso sem falar na própria concepção da ferramenta em si. Para que um equipamento seja capaz de gerar laudos médicos e ajudar no diagnóstico precoce de doenças, ele precisa ser pensado e programado por um profissional da medicina altamente competente. É preciso portanto, manter-se sempre atualizado e buscar apoio na tecnologia para garantir sempre um trabalho multidisciplinar.

Quais são os desafios dos profissionais da saúde com relação à tecnologia?

O maior desafio é manter-se sempre por dentro das últimas novidades e tecnologias que estão sendo lançadas na área da saúde. São milhares de equipamentos, novas formas de utilizar aparelhos, o uso da telemedicina e outras ferramentas que estão sempre em favor de oferecer melhores laudos médicos e resultados cada vez mais precisos e rápidos.

As clínicas que se mantiverem em constante atualização e estiverem por dentro destas inovações, poderão oferecer aos seus clientes um atendimento de qualidade superior, muito mais assertivo, e o melhor, em um tempo hábil muito menor proporcionando uma cura muito mais efetiva.

Afinal, o cuidado e a atenção com pessoas doentes, é uma atividade que possui natureza humana e jamais uma máquina será capaz de garantir a mesma qualidade. A tecnologia e a inteligência artificial surgem como uma aliada, servindo à medicina a um propósito muito maior, que é a cura e o tratamento definitivo de doenças.

Como a inteligência artificial pode melhorar e agilizar os laudos médicos?

Como um profissional da saúde e um gestor ligado diretamente a esta área, você sabe o quanto de informação e novidades surgem todos os dias a respeito da cura e do diagnóstico de doenças dos mais diversos tipos.

No mundo todo, pesquisadores das mais diversas formações, debruçam-se sobre experimentos, casos e dados a fim de encontrar respostas às muitas dúvidas que ainda temos a respeito do funcionamento do corpo humano, as razões que levam à problemas de saúde e muito mais.

Ou seja, há uma infinidade de informações sendo criadas e divulgadas todos os dias, a chamada big data, em uma velocidade que dificilmente conseguimos acompanhar. A quantidade de dados é tão grande, que somente uma super máquina é capaz de avaliar seus resultados.

A tecnologia portanto, pode ser uma companheira fiel para acompanhar estas novidades, reunindo as informações em um só lugar e garantindo um diagnóstico e laudos médicos muito mais precisos. Mas mais do que isso, a tecnologia também pode diminuir distâncias e oferecer um atendimento de saúde qualificado independentemente da presença de um médico no local onde o paciente está localizado.

Como a tecnologia pode diminuir distâncias e reforçar os diagnósticos? Por meio da Telemedicina

As novas tecnologias garantem que dados do paciente sejam examinados por equipamentos, oferecendo laudos médicos atualizados e em tempo recorde. Os laudos podem ser analisados a distância, por meio da internet por profissionais capacitados e especializados.

Imagine por exemplo, uma epidemia qualquer acontecendo em uma cidade do interior do Brasil. Caso existam equipamentos suficientes, poderá ser garantido o tratamento para todos os pacientes e ainda oferecer um diagnóstico correto e em tempo hábil mesmo que médicos e outros profissionais estejam localizados fisicamente em outras regiões. Neste cenário entra a telessaúde, onde todos os profissionais de saúde, incluindo médicos e paramédicos se unem no atendimento.

Não precisamos nem pensar em situações muito catastróficas para encontrar os benefícios da tecnologia usando a telemedicina. Com ela, doenças raras e situações pouco esperadas podem ter diagnósticos mais rápidos e com isso, tratamentos muito mais efetivos.

O uso da internet pode proporcionar um atendimento à distância ou até uma parceria com outros médicos especialistas em determinadas áreas, sem que haja a necessidade da contratação de alguém local. A telemedicina portanto, pode ser considerada como uma especialidade no futuro. Algo que será não somente essencial, mas primordial para garantir mais qualidade e mais facilidade para os pacientes. A boa notícia é que você pode ter todo este potencial ao alcance de suas mãos hoje mesmo.

Como a tecnologia pode inspecionar os insumos hospitalares e no cumprimento da legislação?

Você já refletiu para saber se sua empresa está preparada e informatizada para sobreviver no mercado atual? Todos nós sabemos que para atender com qualidade e ter lucro, todas as empresas precisam de controle. O Fisco, a ANVISA e os Clientes Finais estão cada vez mais exigentes!

Utilizando um sistema informatizado, toda a cadeia de fornecimento pode evitar muitos prejuízos, melhorando o fluxo de material, os custos, permitindo maior controle, qualidade dos serviços realizados, controle dos insumos, teste e manutenção dos materiais, bem como o armazenamento e inventário, garantindo a otimização dos serviços.

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar?

Contar com a Telemedicina em sua clínica é oferecer o que há de melhor e mais moderno em laudos a distância para seus pacientes. O atendimento continua sendo totalmente pessoal e feito por médicos presentes e preparados.

A Telemedicina Morsch possui especialistas para agilizar ainda mais a entrega de laudos médicos garantindo um diagnóstico muito mais completo, rápido e próximo a realidade. Através da coleta dos dados e da avaliação feita pelos profissionais da empresa. Nossa equipe avalia cada situação a fim de criar um perfil seguro, levando em consideração todas as doenças possíveis, tratamentos e fontes de pesquisa sem que aconteça uma interferência no seu atendimento. É o especialista fornecendo os laudos médicos e não máquinas.

Os laudos são oferecidos em minutos, ou seja, em tempo real e será possível utilizar tanto equipamentos em comodato quanto os próprios que já estão disponíveis na sua clínica, não importando se são novos ou antigos. Assim, não existe a necessidade de contratação de diversos profissionais de áreas diferentes da medicina a fim de oferecer um tratamento médico completo, global e ao mesmo tempo, especializado.

Na Telemedicinamorsch  estamos sempre em busca de oferecer o máximo em qualidade, portanto, em caso de laudos médicos duvidosos, basta pedir uma segunda opinião que outro especialista irá analisar seu exame e discutir o resultado e melhor tratamento. Tudo para garantir o que há de melhor em atendimento médico para os seus pacientes, melhorando a imagem de sua clínica.

Dúvidas? Manda para cá. Estamos esperando seu contato!

VS_CTA_eBook12_TecnologiaNaSaude

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *